ergonomia

Vamos falar do elefante da sala que estão todos evitando, o tal do Home Office permanente e a ergonomia.

Uma pesquisa realizada pela FIA, aponta que das empresas que tiverem que aderir o home office durante a pandemia, 30% decretaram o trabalho de casa como o “novo normal”.

Mas será que as casas estavam preparadas para isso?

Chances são de que você esteja lendo esse artigo sentado em um sofá ou até mesmo na cama, que pode ser exatamente o mesmo lugar onde passa algumas horas trabalhando.

Laptop, internet de boa qualidade, reuniões virtuais, desfocar o fundo, arrumar um canto para o filho se distrair, revezar a mesa com familiares, tudo com o tempo parece estar se ajustando. Mas é importante voltarmos nossa atenção também a ergonomia no trabalho.

E provavelmente depois que quase um ano, suas costas já estão sentindo os efeitos da falta da cadeira ergonômica, do suporte de laptop, do descanso de pé, e o mousepad que agora que descobrimos o quanto ele se faz necessário.

Por isso, reunimos algumas dicas de boas práticas para tornar o seu home office mais agradável.

A ergonomia no home office é também regulamentada pela norma NR 17, que procura proporcionar uma melhor qualidade de vida para o funcionário e evitar questões de saúde relacionadas a condições de trabalho inadequadas.

5 dias para um home office ergonômico

1- Ambiente

Já percebeu o quanto o ambiente influencia em nossa produtividade e bem estar?

Segundo a psicologia das cores, as cores do ambiente em que estamos podem potencializar ou minimizar nossa criatividade.

O azul, segundo especialistas é a cor ideal para o home office, pois incentiva a comunicação, a confiança, eficiência e ainda aguça a criatividade.

Uma dica fácil de implementar é, decorar o ambiente com quadros. Frases motivacionais também nunca deixaram a desejar.

Veja esse exemplo de Home Office com quadros:

Decore seu home office

 

2 – Altura das coisas

O laptop deve estar posicionado na altura dos olhos, por isso a importância de utilizar o suporte para laptop. Verifique também que o notebook esteja entre 50 e 75cm de distância do seu rosto e inclinado de 10° a 20° em relação a superfície onde está. Isso evita fadiga aos olhos.

A Altura da mesa também tem bastante relevância, porém, varia de pessoa a pessoa. Para quem mede 1,75cm o ideal seria uma mesa de 70cm. Para quem mede 1,60 a altura ideal seria 65cm.

3 – Pausa para alongamento

De extrema importância as pausas para dar uma esticada. Seja para andar até o banheiro, tomar um café, aproveite para soltar o corpo e relaxar os músculos.

4 – Sua postura corporal

Use uma cadeira que mantenha seus pés encostados no chão, em uma posição confortável para suas pernas e coluna.

O quadril deve ficar alinhados com os ombros. Embora seja tentador trabalhar no sofá, resista, sua coluna te agradecerá no longo prazo.

5 – Iluminação

Busque ambientes iluminados. Prefira iluminação natural, mas caso não seja possível, tente deixar o ambiente iluminado adequadamente

Caso tenha alguma dica, compartilhe conosco.

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